Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunoXavierdaFonseca.pdf537,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de física : conteúdos básicos de eletricidade com abordagens CTS
Autor(es): Fonseca, Bruno Xavier da
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)
Física - estudo e ensino
Ciência
Ciências - estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Jul-2016
Referência: FONSECA, Bruno Xavier da. O ensino de física: conteúdos básicos de eletricidade com abordagens CTS. 2015. 16 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: Este trabalho caracteriza-se pela intervenção nos diversos conteúdos de física relacionados à eletricidade com abordagens CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) a fins de reeducação e conscientização dos perigos envolvidos na utilização da eletricidade e seus dependentes, almejando a formação de um cidadão mais crítico na perspectiva do ensino de Ciências. A pesquisa ocorreu em uma escola de ensino básico do Distrito Federal com nove alunos participantes do programa de ensino integral do governo local. Foram realizadas duas intervenções em dias distintos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário escrito aplicado ao final das duas aulas e observações durante as intervenções. O resultado da pesquisa considera–se satisfatório ao ponto que as observações do comportamento dos alunos durante e ao término, coincidiu com o postura esperado conceituado pelos diversos autores citados no artigo. Para além dos objetivos da pesquisa, esperou-se ainda que ao final o aluno pudesse compreender os conteúdos relacionados à eletricidade e a importância dos meios de proteção e prevenção contra acidentes envolvendo eletricidade.
Abstract: This work is characterized by intervention in the different physics content related to electricity with CTS approaches (Science-Technology-Society) the re-education purposes and awareness of the dangers involved in the use of electricity and their dependents, aiming the formation of a more critical citizen in Science teaching perspective. The research took place in a secondary school in the Federal District with nine participating students the full teaching of the local government program. Two interventions were carried out on different days. For data collection we used a written questionnaire applied at the end of the two classes and observations during interventions. The search result is satisfactory to the point that student behavior observations during and at the end coincided with the expected behavior conceptualized by different authors cited in the article. In addition to the research objectives, it was expected although in the end the student could understand the contents related to electricity and the importance of the means of protection and accident prevention involving electricity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons