Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NathaliadeLimaMedeiros.pdf716,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência de fosfito de potássio no desenvolvimento inicial de feijão, pimentão e soja
Autor(es): Medeiros, Nathália de Lima
Orientador(es): Blum, Luiz Eduardo Bassay
Assunto: Fosfitos
Feijão - cultivo
Pimentão - cultivo
Soja - cultivo
Leguminosa
Agricultura
Plantas - desenvolvimento
Plantas e solo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Jul-2016
Referência: MEDEIROS, Nathália de Lima. Influência de fosfito de potássio no desenvolvimento inicial de feijão, pimentão e soja. 2015. 37 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do fosfito de potássio (40% P2O5 + 20% K2O; Phytogard®) no desenvolvimento inicial de feijão (Phaseolus vulgaris), pimentão (Capsicum annuum) e soja (Glycine max). Se a variação de doses aplicadas do fosfito de potássio teve interferência positiva ou negativa no desenvolvimento inicial do feijão, pimentão e soja. Foram realizados quatro experimentos em casa de vegetação com fosfito e fungicida, utilizaram-se 4 diferentes doses recomendadas pelos fabricantes para utilização do fosfito : 0,5 mL/L; 1,0 mL/L; 1,5 mL/L 2,0 mL/L; O experimentos foram separados em: Experimento 1, com três aplicações de doses variadas de fosfito, tanto via foliar como via rega na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris). Experimento 2, com duas aplicações de doses variadas de fosfito, tanto via foliar como via rega na cultura do pimentão (Capsicum annuum). Experimento 3, com uma aplicação de doses variadas de fosfito, tanto via foliar como via rega na cultura da soja (Glycine max). Experimento 4, com uma aplicação da dose comercial de 1,5ml/L do produto de fosfito juntamente com a aplicação do fungicida 2ml/L da dose comercial do Carbendazin, via foliar na cultura do feijão (Phaseolus vulgaris). Aos 30 dias após o semeio, foram avaliadas em todos os experimentos: número de folhas (NF), porcentagem de área queimada (PQ), tamanho da raiz principal (TR) e da parte aérea (TA), peso da raiz (PR) e da parte aérea (PA) e massa seca da raiz (MSR) e da parte aérea (MSPA). Os resultados dos três primeiros experimentos mostraram diferença significativa em relação a fitotoxidez. A aplicação via foliar gerou muita fitotoxidez nas plantas e a aplicação do fosfito de potássio via rega apresentou os melhores resultados no desenvolvimento inicial das plantas em relação ao número de folhas (NF), tamanho da raiz principal (TR) e da parte aérea (TA), peso da raiz (PR) e da parte aérea (PA).Das doses aplicadas de fosfito de potássio. As doses 1ml e 1,5ml da dose comercial do produto de fosfito de potássio via rega apresentaram os melhores resultados na cultura da soja. No quarto experimento a aplicação do fosfito de potássio juntamente com o fungicida não se mostrou mais eficaz no desenvolvimento da planta do que somente a utilização do fosfito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons