Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MoniqueHelenNovaisMonteiro.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comprometimento organizacional : um estudo no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Autor(es): Monteiro, Monique Helen Novais
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Brasil. Exército
Comprometimento organizacional
Militares
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 1-Ago-2016
Referência: MONTEIRO, Monique Helen Novais. Comprometimento organizacional: um estudo no 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado. 2016. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O estudo buscou apresentar o relacionamento do comprometimento organizacional, apresentado pelos autores Meyer e Allen, na carreira militar. O campo para a realização da pesquisa foi no 17º Regimento de Cavalaria de Mecanizado, situado em Amambaí - MS. A população pesquisada foi de 696 militares da ativa, sendo a amostra composta de 170 militares. O trabalho apresentou primeiramente um levantamento teórico sobre o comprometimento organizacional. Os dados foram coletados através de um questionário, dividido em duas partes. A primeira buscou informações sobre o perfil do participante, e a segunda coletou as informações necessárias para que fosse possível verificar as dimensões de comprometimento, sendo elas: afetiva, normativa e instrumental. A escala utilizada foi validada em nosso país por Medeiros e Enders, (1997), Ricco (1998) e Bandeira et al (1999). Os resultados apresentou que a grande maioria dos militares são comprometidos com a instituição, evidenciando a predominância da dimensão afetiva, que reflete o vínculo do militar baseado na identificação com a instituição e vínculo emocional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons