Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13940
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RayanneFidelisdeSousa.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conflitos de gerações no ambiente de trabalho : estudo de caso na Procuradoria Geral do Trabalho - PGT
Autor(es): Sousa, Rayanne Fidélis de
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Conflito de gerações
Relações entre gerações
Ambiente de trabalho
Data de apresentação: 23-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: SOUSA, Rayanne Fidélis de. Conflitos de gerações no ambiente de trabalho: estudo de caso na Procuradoria Geral do Trabalho - PGT. 2016. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de servidores e terceirizados que compõem o Departamento de Administração da Procuradoria Geral do Trabalho - PGT, do Ministério Público do Trabalho - MPT, a respeito de conflitos que ocorrem entre as diferentes gerações no ambiente de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na referida organização. Para atingir o objetivo proposto procurou-se descrever como as relações entre os indivíduos de gerações diferentes são desenvolvidas no ambiente de trabalho, identificar a existência de conflitos e suas causas, e classificar os conflitos identificados. A pesquisa foi de abordagem qualitativa e como instrumento de pesquisa utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. A amostra contou com a realização de trinta entrevistas com funcionários, dentre eles servidores e terceirizados. A análise de dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontam para a existência de três gerações na autarquia em estudo: Baby Boomers, geração X e geração Y. De maneira geral, as gerações possuem bom relacionamento no local de trabalho, contudo, foi identificada a ocorrência de conflitos, com destaque entre as gerações X e Y. Os conflitos identificados foram classificados como de relacionamento e de processo; e como funcionais em relação às consequências. Os fatores pessoais são os mais frequentes geradores de conflitos. Os resultados são discutidos com base no referencial teórico. Ao final são apresentadas limitações do estudo e é sugerida uma agenda de pesquisa para estudos futuros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons