Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13946
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PabloSolSerra.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento inovador : sua correlação com a orientação cultural para inovação e clima para inovação das equipes de trabalho
Autor(es): Serra, Pablo Sol
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Inovações tecnológicas
Ambiente de trabalho
Serviço público
Data de apresentação: 5-Jul-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: SERRA, Pablo Sol. Comportamento inovador: sua correlação com a orientação cultural para inovação e clima para inovação das equipes de trabalho. 2016. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo buscou descrever quais fatores, considerando a orientação cultural para inovação e o clima para inovação, se correlacionam com o comportamento inovador individual dos integrantes de duas equipes de trabalho voltadas à inovação no Serviço de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública da área de tecnologia da informação e comunicação. Ainda, procurou descrever se os componentes do clima para inovação estavam presentes nas referidas equipes. A abordagem empregada foi a quantitativa e a amostra foi de 10 participantes para uma população de 23 membros nas equipes. Foram aplicados 3 questionários neste estudo. O primeiro foi utilizado para avaliar os elementos de uma cultura para inovação, o segundo para avaliar os fatores estruturantes de clima para inovação, e o terceiro para avaliar o comportamento inovador das equipes percebido por seus integrantes. A análise revelou que os integrantes percebem seus companheiros como sendo pessoas que apresentam comportamentos inovadores. Suas percepções constataram que a empresa estudada não apresenta características relacionadas a uma cultura voltada para inovação, porém, os respondentes percebem um moderado grau dos fatores relacionados ao clima para inovação nas equipes de trabalho. Além disso, por meio do coeficiente de correlação de Pearson, foi observado que apenas o clima para inovação nas equipes de trabalho se correlaciona com o comportamento inovador dos funcionários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons