Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GuilhermeCesardeOliveira.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão organizacional nas Atléticas : um estudo sobre gerenciamento das Associações Atléticas Acadêmicas do DF
Autor(es): Oliveira, Guilherme César de
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Esportes universitários
Universidade de Brasília (UnB)
Gestão organizacional
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: OLIVEIRA, Guilherme César de. Gestão organizacional nas Atléticas: um estudo sobre gerenciamento das Associações Atléticas Acadêmicas do DF. 2016. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta monografia tem por objetivo investigar a maturidade, em termos de gestão organizacional, das Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) do Distrito Federal. Para isso, foram analisadas práticas e ferramentas gerenciais utilizadas na gestão destas instituições, bem como a percepção de membros das diretorias das Atléticas sobre uma série de assuntos ligados a sua gestão. Além disso, foi realizado um mapeamento dessas organizações tendo por base os cursos de graduação que são representados por elas, e as diferentes instituições de ensino superior que as abrigam. O procedimento adotado foi a aplicação de questionário com três membros das diretorias de 20 Atléticas diferentes, totalizando, ao final, 58 respostas validadas. Descobriu-se que as Atléticas do DF estão espalhadas por cinco faculdades e universidades diferentes e são compostas por 14 cursos de graduação das mais diversas naturezas. Ao final do estudo, concluiu-se que práticas e ferramentas de gestão importantes e vistas como essenciais por diversos autores não são adotadas e executadas por grande parte das Atléticas. Além disso, a necessidade de capacitação em gestão para os membros das diretorias foi fortemente apontada. Ademais, pode-se dizer que a gestão das Atléticas abordadas aqui é amadora e ainda está se estruturando, entretanto, pode ser entendível que a estruturação ainda não tenha acontecido e que o amadorismo ainda predomine na gestão das Atléticas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons