Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FelipeVictorAmaro.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de suprimentos e gestão de projetos : um estudo de caso na construção civil
Autor(es): Amaro, Felipe Victor
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Indústria de construção civil - administração
Gestão de projetos
Controle de estoque
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 5-Ago-2016
Referência: AMARO, Felipe Victor. Gestão de suprimentos e gestão de projetos: um estudo de caso na construção civil. 2016. 158 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Diante de um mercado tão acirrado, as empresas do segmento da construção civil estão em uma busca incessante pela redução de custos, ganhos de produtividade e vantagem competitiva sustentável para se manterem no mercado. Entretanto, o descuido dado à gestão nos canteiros de obras, principalmente no que diz respeito aos materiais, acaba gerando prejuízos financeiros para a obra e, consequentemente, para construtoras. O objetivo deste trabalho é avaliar as relações dos conhecimentos e práticas do gerenciamento de projetos dentro da gestão de logística de suprimentos. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso em uma construtora de médio porte de Brasília. A análise dos resultados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Como principais resultados, destacam-se os benefícios que as ferramentas de gerenciamento de projetos, já utilizadas nos canteiros de obras, podem proporcionar para a logística de suprimentos, tais como: redução de estoques; redução de lead time; compras mais assertivas; ganhos na produtividade da mão-de-obra, evitando suas paradas no processo produtivo devido à falta de materiais; dentre outros. Entretanto, percebeu-se que para a eficiência dos processos da logística de suprimentos serem otimizados é necessário o suporte da tecnologia, tanto em compras quanto nos estoques, e a parceria com fornecedores de materiais, muito embora algumas características de alguns determinados produtos e aspectos da cultura organizacional possam dificultar essa modalidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons