Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14002
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunoKhouriMota.pdf625,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do teste de envelhecimento acelerado, com diferentes metodologias, na determinação do vigor de sementes de quinoa
Autor(es): Mota, Bruno Khouri
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Sementes - qualidade
Quinoa
Data de apresentação: 7-Dez-2015
Data de publicação: 8-Ago-2016
Referência: MOTA, Bruno Khouri. Avaliação do teste de envelhecimento acelerado, com diferentes metodologias, na determinação do vigor de sementes de quinoa. 2015. iv, 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Oriunda da região dos Andes, a quinoa (Chenopodium quinoa Willdnow) foi introduzida na região do cerrado como uma incógnita para a maioria, porém com o passar do tempo observou que a mesma teve bom comportamento ao clima local e que seria importante o estabelecimento da cultura para a diversificação da produção local. A quinoa surge como alternativa para os produtores devido ao seu alto valor biológico e a sua adaptabilidade aos diversos climas das regiões. Assim, acabou transformando-se em um complemento na área da alimentação humana e animal. Por ser uma cultura de introdução recente no Brasil, são poucos os estudos realizados e, por este motivo, procurou-se desenvolver ações que possam trazer novas informações para esta área. Neste capítulo, concluiu-se como a quinoa se comporta diante de situações adversas e seu poder de vigorar em tais condições. O trabalho teve como principal objetivo estudar a aplicação do teste de envelhecimento acelerado, na avaliação do vigor de lotes de sementes de quinoa. Para isto foram utilizadas diferentes metodologias: solução água, não-saturada e saturada. O experimento foi conduzido em delineamento experimental inteiramente casual (DIC), em esquema fatorial 3 x 4 (três por quatro), com 3 (três) períodos de exposição e 4 (quatro) lotes, em 4 (quatro) repetições. Por fim, os testes de envelhecimento acelerado, germinação padrão e primeira contagem foram realizados para aferir a qualidade fisiológica e de armazenamento das sementes. Concluiu-se que, o uso de soluções salinas proporcionam menores teores de água nas sementes, diminuindo a velocidade de deterioração destas. Na solução aquosa, os lotes puderam ser separados pelo vigor, o que não aconteceu nas soluções que continham sal na composição. Recomenda-se, para pesquisas futuras, que a condição de exposição das sementes de quinoa, ao teste de envelhecimento acelerado, seja mais abrangente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons