Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucianaRibeiroManrique.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Condicionantes contextuais da gestão de pessoas por competências em órgãos do Poder Judiciário
Autor(es): Manrique, Luciana Ribeiro
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão por competências
Serviço público - administração de pessoal
Poder Judiciário
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 30-Jun-2016
Data de publicação: 9-Ago-2016
Referência: MANRIQUE, Luciana Ribeiro. Condicionantes contextuais da gestão de pessoas por competências em órgãos do Poder Judiciário. 2016. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo buscou analisar o processo de implantação da gestão por competências nos órgãos do Poder Juciário Federal. Foram entrevistados 8 servidores e gestores atuantes na área de gestão de pessoas em cinco órgãos do Poder Judiciário. As entrevistas foram sistematizadas através da análise de conteúdo realizada através de categorias pré-estabelecidas em pesquisas anteriores. Foram identificados 14 temas referentes a 6 categorias gerais: fatores técnico-metodológicos, políticos, normativo-legais, organizacionais, culturais e relacionados à área de Gestão de Pessoas. Resultados de estudos anteriores que buscaram identificar os fatores em outras organizações da administração pública serviram de fundamento para a análise dos resultados. Foi identificado que os fatores estruturais característicos da administração pública, como a estrutura organizacional verticalizada e as características internas de cada órgão, especialmente fatores culturais e políticos, se combinam e promovem diferentes barreiras na implantação da gestão por competências. Concluiu-se que os aspectos políticos e culturais são os mais críticos no Poder Judiciário e, juntos, criam obstáculos para a efetiva implementação da gestão por competências.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons