Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14054
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RaquelSchaefferBatista.pdf918,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da relação entre custos e qualidade em empresas de distribuição
Autor(es): Batista, Raquel Schaeffer
Orientador(es): Camargo, Ivan Marques de Toledo
Assunto: Energia elétrica - distribuição
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: BATISTA, Raquel Schaeffer. Análise da relação entre custos e qualidade em empresas de distribuição. 2012. x, 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Quando da reestruturação do setor elétrico brasileiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) foi criada com o objetivo de implementar uma nova regulamentação da distribuição, mantendo um controle rigoroso sobre as tarifas de fornecimento de energia, estabelecendo limites máximos para os preços das tarifas cobradas pelos agentes de distribuição ao consumidor pelos serviços prestados. O modelo regulatório implementado incentiva a concessionária a obter ganhos de produtividade por meio da redução de custos e de uma gestão eficiente, pois a ANEEL entende que o lucro obtido durante o período entre revisões tarifárias periódicas é mérito dos esforços das próprias distribuidoras, não repassando este ao reajuste tarifário anual. No entanto, ao incentivar a redução dos custos aumentando assim o lucro das empresas, corre-se um grande risco de as distribuidoras diminuírem custos em detrimento da qualidade da energia, à medida que os investimentos para a melhoria da qualidade do serviço representem custos adicionais e, no cálculo dos custos, realizado durante a revisão tarifária, ao se fazer a análise de eficiência das concessionárias, não são considerados parâmetros de qualidade. Este trabalho almeja analisar a relação da qualidade no fornecimento de energia elétrica com os custos das concessionárias de distribuição de energia elétrica e inserir a qualidade do fornecimento de energia elétrica nas análises de eficiência das mesmas a fim de inibir tomadas de decisão de gestão em detrimento da qualidade do serviço.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons