Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BeatrizAlvesdaSilvaCunha_tcc.pdf888,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do risco sistemático das instituições financeiras nacionais e internacionais atuantes no Brasil entre 2011 e 2015 : uma comparação pelo método CAPM
Autor(es): Cunha, Beatriz Alves da Silva
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Risco sistêmico
Mercado financeiro
Instituições financeiras
Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Ago-2016
Referência: CUNHA, Beatriz Alves da Silva. Avaliação do risco sistemático das instituições financeiras nacionais e internacionais atuantes no Brasil entre 2011 e 2015: uma comparação pelo método CAPM. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O mercado de capitais surgiu como alternativa à captação de recursos de longo prazo para as empresas. Embora as instituições financeiras possuíssem um montante de recursos confiados a elas, passaram a negociar pequenas frações de seu capital neste mercado. Estas instituições apresentam características próprias que as diferem dos demais setores da economia, portanto, é fundamental buscar formas de mensurar os riscos a que se expõem. O Capital Asset Pricing Model (CAPM) fornece uma medida de quanto o risco sistemático (β) pode afetar as ações das empresas. O modelo compara os retornos de um ativo e os retornos de uma carteira de mercado diversificada, na qual todo o risco não sistemático foi reduzido a zero. O objetivo do estudo é mensurar o risco sistemático das instituições financeiras nacionais e internacionais atuantes no Brasil, entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015, além de calcular parâmetros estatísticos resultantes do desenvolvimento do modelo CAPM. A amostra compreendeu os cinco maiores bancos nacionais e os cinco maiores bancos internacionais, obedecidos os critérios estabelecidos para seleção. Para a aplicação do modelo, optou-se pela utilização da Taxa Selic mensal, como ativo livre de risco, e pelo Ibovespa e o S&P 500, como carteira de mercado diversificada representativa do mercado de capitais brasileiro e norte-americano, respectivamente. A partir de uma regressão linear entre os prêmios de retorno histórico de cada ativo e os prêmios de retorno histórico do mercado, verificou-se que o risco sistemático das instituições financeiras internacionais tende a ser maior do que o das instituições financeiras nacionais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons