Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosAlbertoCardosoJunior_tcc.pdf745,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grau de conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis sobre instrumentos financeiros : o caso da UnB
Autor(es): Cardoso Júnior, Carlos Alberto
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Derivativos (Finanças)
Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - estudantes
Títulos (Finanças)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: CARDOSO JÚNIOR, Carlos Alberto. Grau de conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis sobre instrumentos financeiros: o caso da UnB. 2016. 41 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco verificar o grau de conhecimento dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis na Universidade de Brasília sobre instrumentos financeiros no ano de 2016. Além de aceitar ou refutar a hipótese de que não sabem ler e analisar notas explicativas relacionadas ao assunto. Foi realizada a definição de ativos e passivos financeiros, além de derivativos. O instrumento para coleta de dados foi questionário. Selecionou-se estudantes entre o 8º e 11º semestre, pois estes já cursaram ou cursam disciplinas relacionadas ao tema. De início, o questionário aplicado procurou saber dos discentes o gênero, idade, e tempo restante para conclusão do curso. Em sequência, diante de termos ligados aos instrumentos financeiros, os estudantes, a partir de uma escala definida, analisaram o grau de conhecimento que possuem em relação ao assunto tratado. E por fim, foram indagados sobre as categorias dos títulos e valores mobiliários, definidas pelo Banco Central do Brasil, e se seriam capazes de analisar parte de uma nota explicativa anexa. Como resultado, de maneira geral, constatou-se baixo conhecimento sobre o assunto. Os estudantes não foram capazes de citar corretamente as categorias dos títulos e valores mobiliários e nem de analisar parte de nota explicativa. Portanto, a hipótese levantada foi aceita.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons