Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14095
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EduardoMendesRodrigues_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante-
dc.contributor.authorRodrigues, Eduardo Mendes-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Eduardo Mendes. Análise da usabilidade do serviço de táxi no Distrito Federal: na percepção dos usuários. 2016. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDocumentos oficiais têm apontado que os gestores do serviço de táxi no Distrito Federal (DF) apresentaram problemas para manter a regularidade do serviço na cidade. Isto tem gerado questionamentos acerca da qualidade desse serviço prestado na capital. Nesse trabalho encontra-se uma investigação acerca da usabilidade do serviço de táxi no DF, na percepção dos usuários. A pesquisa teve como referencial teórico: Gestão de Transportes, Mobilidade Urbana, Usabilidade e Serviço de Táxi. Como método de análise, este estudo utilizou o a Análise Multicritério de Apoio a Decisão Construtivista (MCDA-C). Este método permite que dados qualitativos sejam quantificados, desta maneira pôde-se analisar os resultados subjetivos e também os dados oriundos de cálculo matemático. Este método contou com um brainstorm com especialistas na área de transporte público a fim de definir os seguintes critérios para análise da percepção da usabilidade do serviço de táxi: veículo, sistemas de apoio, ação profissional e origem-destino. Os dados quantitativos foram originados através do lançamento dos dados coletados na ferramenta MAMADecisão, esta é capaz de calcular e gerar índices que puderam ser analisados à luz da teoria. Os índices de usabilidade com base nos critérios mostraram-se altos e significativos na percepção dos usuários. Os resultados desse estudo mostraram-se contrastantes em relação à crise em que se encontra o referido serviço no DF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da usabilidade do serviço de táxi no Distrito Federal : na percepção dos usuáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-12T13:16:23Z-
dc.date.available2016-08-12T13:16:23Z-
dc.date.submitted2016-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14095-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectTáxipt_BR
dc.contributor.advisorcoSilva, Roberto Bernardo da-
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons