Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaCostaSilva.pdf556,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influências das experiências de perda na vida acadêmica de graduandos da área de saúde
Autor(es): Silva, Amanda Costa
Orientador(es): Sousa, Janaína Meirelles
Assunto: Estudantes universitários - Enfermagem
Luto - aspectos psicológicos
Morte
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: SILVA, Amanda Costa. Influências das experiências de perda na vida acadêmica de graduandos da área de saúde. 2015. 13 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2015.
Resumo: Objetivo:caracterizar as experiências de perdas no desenvolvimento das atividades cotidianas dos graduandos da área de saúde. Método:trata-se de um estudo descritivo-exploratório de natureza quantitativa, realizado por meio da aplicação de um questionário a graduandos da área de saúde de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada no Distrito Federal. Resultados:participaram do estudo 983 graduandos, a maioria do sexo feminino, solteiros, na faixa etária entre 16 a 25 anos,dos quais 37,6% passaram por experiências de perdas de pessoas significativas desde o início da graduação;10,5% experienciaram a morte de pacientes nas atividades acadêmicas,e 76,3% não tiveram oportunidade de discutir sobre a temática morte e morrer nas disciplinas da graduação. Conclusão:a perda de pessoas significativas e de pacientes permeia o cotidiano dos graduandos,indicando a necessidade de abordagem da temática morte e morrer nas atividades acadêmicas como preditiva de saúde dos graduandos.
Resumén: Objetivo: Caracterizar las pérdidas de experiencia en el desarrollo de las actividades diarias de los estudiantes en el campo de la salud. Método: Se trata de un estudio cuantitativo descriptivo y exploratorio, realizado mediante la aplicación de un cuestionario a los egresados de la salud de una institución pública federal de la educación superior con sede en el Distrito Federal. Resultados: En el estudio participaron 983 estudiantes de pregrado, en su mayoría mujeres, solteros, con edades comprendidas entre 16 a 25 años, 37,6% experimentó experiencias de pérdidas significativas de personas desde la graduación, el 10,5% tuvieron la experiencia de muerte de los pacientes en las actividades académicas y el 76,3% no tuvieron la oportunidad de discutir el tema de la muerte y el morir en los cursos de graduación. Conclusión: La pérdida de personas significativas y de pacientes impregna la vida cotidiana de los estudiantes e indica la necesidad de abordar el tema de la muerte y el morir en las actividades académicas, como la salud predictiva de los estudiantes. Descriptores: Pesar, Actitud hacia la muerte, Consternación, Estudiantes de Ciencias de la Salud.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Enfermagem, 2015.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons