Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MariaEduardadeAraujoBezerra.pdf970,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel das políticas e práticas de gestão de pessoas na construção da identidade organizacional
Autor(es): Bezerra, Maria Eduarda de Araújo
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Gestão de pessoas
Comportamento organizacional
Administração de pessoal
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 12-Ago-2016
Referência: BEZERRA, Maria Eduarda de Araújo. O papel das políticas e práticas de gestão de pessoas na construção da identidade organizacional. 2016. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Dado o cenário mundial cada vez mais competitivo e sabendo que o desenvolvimento de identidade organizacional em funcionários pode trazer inúmeros benefícios para a organização, conhecer os predecessores deste construto acarreta tanto avanço acadêmico quanto gerencial. Ademais, é consenso entre estudiosos que a gestão de pessoas estratégica é um dos principais mecanismos capazes de contribuir para o alcance de melhores resultados, conferindo, inclusive, diferenciação mercadológica. Posto isso, este estudo teve como objetivo principal estudar as relações existentes entre políticas e práticas de gestão de pessoas, enquanto variável independente, e identidade organizacional, enquanto variável dependente. No tocante à metodologia, utilizou-se análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla linear, que permitiram concluir que as dimensões Envolvimento e Recrutamento e Seleção são preditoras de Identidade Organizacional. Dessa forma, a presente pesquisa auxiliou tanto a produção acadêmica nos campos de recursos humanos e comportamento organizacional, quanto a continuidade e o amadurecimento da construção teórica sobre identidade organizacional, construto que ainda carece de clareza conceitual e possui incertezas empíricas. No tocante à gestão empresarial, foram oferecidos insumos para construção de modelos de recursos humanos mais eficazes a fim de fomentar o desenvolvimento da identidade organizacional dos colaboradores e, consequentemente, auferir os resultados positivos advindos desta identificação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons