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https://bdm.unb.br/handle/10483/14100
Título: | O papel das políticas e práticas de gestão de pessoas na construção da identidade organizacional |
Autor(es): | Bezerra, Maria Eduarda de Araújo |
Orientador(es): | Fiuza, Gisela Demo |
Assunto: | Gestão de pessoas Comportamento organizacional Administração de pessoal |
Data de apresentação: | 28-Jun-2016 |
Data de publicação: | 12-Ago-2016 |
Referência: | BEZERRA, Maria Eduarda de Araújo. O papel das políticas e práticas de gestão de pessoas na construção da identidade organizacional. 2016. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Dado o cenário mundial cada vez mais competitivo e sabendo que o desenvolvimento
de identidade organizacional em funcionários pode trazer inúmeros benefícios para a
organização, conhecer os predecessores deste construto acarreta tanto avanço
acadêmico quanto gerencial. Ademais, é consenso entre estudiosos que a gestão de
pessoas estratégica é um dos principais mecanismos capazes de contribuir para o
alcance de melhores resultados, conferindo, inclusive, diferenciação mercadológica.
Posto isso, este estudo teve como objetivo principal estudar as relações existentes
entre políticas e práticas de gestão de pessoas, enquanto variável independente, e
identidade organizacional, enquanto variável dependente. No tocante à metodologia,
utilizou-se análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla linear, que
permitiram concluir que as dimensões Envolvimento e Recrutamento e Seleção são
preditoras de Identidade Organizacional. Dessa forma, a presente pesquisa auxiliou
tanto a produção acadêmica nos campos de recursos humanos e comportamento
organizacional, quanto a continuidade e o amadurecimento da construção teórica
sobre identidade organizacional, construto que ainda carece de clareza conceitual e
possui incertezas empíricas. No tocante à gestão empresarial, foram oferecidos
insumos para construção de modelos de recursos humanos mais eficazes a fim de
fomentar o desenvolvimento da identidade organizacional dos colaboradores e,
consequentemente, auferir os resultados positivos advindos desta identificação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016. |
Aparece na Coleção: | Administração
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