Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaOliveiradosSantos.pdf568,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacidade de inovação : análise de experiências inovadoras do Poder Executivo Federal de 1999 a 2014
Autor(es): Santos, Amanda Oliveira dos
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Setor público
Administração pública
Inovação
Poder Executivo
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 15-Ago-2016
Referência: SANTOS, Amanda Oliveira dos. Capacidade de inovação: análise de experiências inovadoras do Poder Executivo Federal de 1999 a 2014. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A inovação no setor público tem ganhado crescente interesse diante da sua possibilidade de aumentar a eficiência dos entes públicos na prestação dos serviços necessários à sociedade. Levando em consideração a necessidade de se criar uma literatura nacional sobre o tema, este trabalho pretendeu identificar e relacionar os modelos e as capacidades de inovação em experiências inovadoras no setor público brasileiro, utilizando as experiências inovadoras do Concurso Inovação na Gestão Pública Federal da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) nos anos de 1999 a 2014. Foi desenvolvida uma pesquisa empírica, de abordagem descritiva, quantitativa e exploratória com a utilização de dados secundários obtidos da base de dados InnovaPublic construída pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia (NINE) da Universidade de Brasília (UnB) e empregou os relatos das experiência inovadoras como fonte secundária. A técnica de análise utilizada foi a regressão logística mediante o software SPSS. A análise de dados obtidos a partir de 286 variáveis de modelos de inovação e 1095 capacidades de inovação identificou correlação entre inovação do modelo incremental e a gestão estratégica da tecnologia, ou seja, quando uma organização possui a capacidade gestão estratégica da tecnologia, o modelo que melhor possibilita a inovação é o modelo Incremental. Não houve outras correlações entre as outras capacidades e os modelos de inovação. O trabalho é concluído com uma discussão de suas limitações, quais sejam o uso de fontes secundárias e a heterogeneidade das organizações estudadas, e foram apresentadas sugestões de pesquisas futuras que contribuirão para a produção científica de inovação no setor público: a utilização de estudos qualitativos em organizações com características mais homogêneas e estudos complementares nas áreas de indutores de inovação, barreiras de inovação, atividades de inovação e coprodução em inovação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons