Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CintiaChagasPortella.pdf1,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: E se eu falasse do improviso no filme-teatro o ouro o ladrão e sua família?
Autor(es): Portella, Cintia Chagas
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Improvisação (Representação teatral)
Interpretação teatral
Atores - formação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 16-Ago-2016
Referência: PORTELLA, Cintia Chagas. E se eu falasse do improviso no filme-teatro o ouro o ladrão e sua família? 2016. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Essa monografia tem como objetivo refletir sobre a presença da improvisação na criação do filme-teatro O Ouro, o Ladrão e Sua Família, resultado das disciplinas Diplomação em Interpretação Teatral 1 e 2 do Curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília em 1/2016. Para fomentar a reflexão utilizam-se principalmente as autoras Mariana Muniz e Sandra Chacra além das colaborações conceituais de outros autores que permitem identificar diferenças entre os conceitos de Teatro de Improviso e improvisação teatral. Um breve percurso histórico nos permite reconhecer algumas nuances da improvisação no teatro ocidental remetendo-nos à reflexão sobre aspectos de sua presença no cinema. A descrição e análise do processo de criação do filme-teatro em questão permite ilustrar as variáveis improvisacionais em sua criação. Ao final, creio ser possível ter embasamento para reflexões mais verticalizadas sobre as nuances do improviso no teatro e cinema possibilitando uma percepção diferenciada do processo de criação do filme-teatro O Ouro, o Ladrão e Sua Família a partir da perspectiva improvisacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2016.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons