Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuanaCristinaBritoTavares.pdf494,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Internacionalização dos Departamentos de Ciências Contábeis : um estudo sobre a titulação dos professores das universidade particulares do Brasil
Autor(es): Tavares, Luana Cristina Brito
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Cooperação universitária
Universidades e faculdades - corpo docente
Instituições de ensino superior privadas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: TAVARES, Luana Cristina Brito. Internacionalização dos Departamentos de Ciências Contábeis: um estudo sobre a titulação dos professores das universidades particulares do Brasil. 2016. 28 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o aumento da cooperação acadêmica internacional nas instituições de ensino superior, a demanda por professores e universidades capacitadas está crescendo, e assim, a busca por tornar-se internacional é uma das estratégias adotadas pelas faculdades. A internacionalização possui como elemento chave o relacionamento entre as nações e está cada vez mais presente no meio acadêmico. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo verificar o nível de internacionalização dos docentes dos departamentos de Ciências Contábeis das universidades particulares do Brasil, com conceitos 4 e 5 no ENADE de 2012 através das titulações obtidas fora do país. Para que o objetivo fosse atingido, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório numa abordagem qualitativa, de natureza descritiva quanto aos objetivos, utilizando o procedimento de pesquisa documental. Reunimos o nome dos professores, que foram coletados por meio dos websites das instituições, em uma planilha no Microsoft Excel 2013, verificamos o curriculum lattes dos mesmos no site do CNPq, inserimos o título de maior grau obtido por cada um e fizemos nossa análise. Concluiu-se que o nível de internacionalização dos departamentos de ciências contábeis ainda é muito baixo, pois os professores, em sua grande maioria, possuem mestrado ou doutorado obtidos no Brasil, poucos são os que buscam “internacionalizar-se”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons