Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaSilvadeAraujo_tcc.pdf781,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da variação do custo aluno da Universidade de Brasília nos anos de 2011 a 2014
Autor(es): Araújo, Fernanda Silva de
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Setor público - sistema de custos
Análise de variância
Contabilidade de custo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 17-Ago-2016
Referência: ARAÚJO, Fernanda Silva de. Análise da variação do custo aluno da Universidade de Brasília nos anos de 2011 a 2014. 2016. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A contabilidade de custos tem se firmado como importante instrumento de auxílio ao gestor, assim como um mecanismo indispensável para mensuração e avaliação de desempenho. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a variação do custo-aluno da Universidade de Brasília nos anos de 2011 a 2014. Para isso, foram utilizados os dados da apuração do custo-aluno dos anos de 2011 a 2014 realizados e fornecidos pelo Decanato de Planejamento e Orçamento da Universidade de Brasília. O custo-aluno é obtido pela divisão entre o custo total de ensino pelo número de alunos. Separou-se essas duas variáveis das 26 unidades acadêmicas constantes na Universidade e calculou-se as variações ocorridas e sua influência no custo-aluno. A pesquisa trata-se de um estudo de caso e apontou a variação de 4% entre 2011 e 2014, -18% entre 2011 e 2012, 8% entre 2012 e 2013, e 16% entre 2012 e 2013 . O estudo mostra originalidade, uma vez que apresenta análises que podem ser utilizadas no processo de tomada de decisão. O modelo proposto pode ser usado pela UnB na evidenciação dos custos, inclusive nos relatórios de gestão.
Abstract: Cost accounting has established itself as a major tool in helping the manager, as well as an indispensable asset for performance measurement and evaluation. In this context, this paper aims to analyze the oscillation in cost per student at the University of Brasilia during the years 2011 to 2014. In this manner, we used the data from the research of the cost per student during the years 2011-2014 gathered and provided by The Deanery of Planning and Budget of the University of Brasilia. The cost per student is obtained by dividing the total cost of education by the number of students. It was taken into account these two variables in the 26 academic units present at the University and calculated the related changes and their influence on the cost per student. The Research itself is a case study and showed the variation of 4% between 2011 and 2014, -18% between 2011 and 2012, 8% between 2012 and 2013, and 16% between 2012 and 2013. The paper shows originality, since it displays analyzes that can be used in the decision making process. The proposed model can be used by UnB in disclosure of costs, including the management reports.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Graduação em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons