Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielaBarbosaCardoso_tcc.pdf134,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de física no ensino médio por experimentação (calorimetria)
Autor(es): Cardoso, Gabriela Barbosa
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Aprendizagem - dificuldades
Experimentação
Física - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: CARDOSO, Gabriela Barbosa. Ensino de física no ensino médio por experimentação (calorimetria). 2014. [16] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho trata do ensino de Física para alunos do Ensino Médio, através da experimentação. Relatamos aqui a experiência que tivemos com 10 alunos do 3° ano do Ensino Médio de uma escola privada de Vicente Pires-DF. Os mesmos foram escolhidos de forma randômica, sem critérios, para que participassem de aulas interativas planejadas e produzidas com materiais simples e de baixo custo. O tema escolhido foi Calorimetria, já que foi pouco lembrado pelos estudantes, que muitas vezes definem os conceitos deste tema se utilizando do senso comum. As aulas experimentais serviram como visualização de fenômenos científicos que ajudam na assimilação de conteúdo, além disso, é oportunidade de interação em sala de aula. Baseamos-nos também na aprendizagem significativa que trabalha com conhecimentos prévios dos alunos, algo comum em Ensino de Ciências, já que a mesma se refere a fenômenos visíveis do dia a dia.
Abstract: This work talks about the Physic’s Teaching to high school’s students, with experimentation. We show here the experience that we had with 10 students of the junior year of high school from a private school of Vicente Pires-DF. They were selected in a random way, to participate of interactive classes that were planned and produced with simple and low cost materials. The theme chose was Calorimetry, since it wasn’t remembered by the students that a few times define the concepts regard this theme using the common sense. The experimental classes were useful to see the scientific phenomenon that helps in the assimilation, besides, it is a good opportunity to have some interaction in class. Our second base is the meaningful learning that works with the previous knowledge, which is common in Science’s Teaching, since this one regards to visible phenomenon day-by-day.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons