Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlbertoAndreBarretoMartins_tcc.pdf34,86 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sub - representação das mulheres na Câmara Legislativa do Distrito Federal : uma análise das carreiras das deputadas distritais
Autor(es): Martins, Alberto André Barreto
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Carreira política
Mulheres - atuação parlamentar
Câmara dos Deputados - Brasil - mulheres
Mulheres na política
Mulheres
Data de apresentação: Jun-2016
Data de publicação: 18-Ago-2016
Referência: MARTINS, Alberto André Barreto. Sub- representação das mulheres na Câmara Legislativa do Distrito Federal: uma análise das carreiras das deputadas distritais. 2016. 98 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para os estudos relacionados à representação política, em especial compreender o fenômeno da sub- representação das mulheres na política. Por meio da análise da carreira política das deputadas distritais eleitas para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) ao longo de seus 25 anos de funcionamento, foi possível traçar os caminhos percorridos pelas parlamentares e, juntamente com uma revisão bibliográfica dos temas relacionados ao assunto, identificar as barreiras e obstáculos existentes para as mulheres ocuparem os espaços político decisórios. Ao final, foram propostas medidas para se reduzir a desigualdade entre homens e mulheres no campo político e, assim, buscar-se uma representação justa e igualitária entre os gêneros na política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2016.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons