Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1425
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_NelioSoaresMachado.pdf5,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de desenvolvimento sustentável a ser implantado nos condomínios horizontais do DF
Autor(es): Machado, Nélio Soares
Orientador(es): Sousa, Flávio Luis Leite
Assunto: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Crescimento urbano - Distrito Federal (DF)
Educação ambiental
Brasília (DF) - planejamento urbano
Data de apresentação: 30-Nov-2008
Data de publicação: 14-Jan-2011
Referência: MACHADO, Nélio Soares. Modelo de desenvolvimento sustentável a ser implantado nos condomínios horizontais do DF. 2008. 25 f. Monografia (Especialização em Educação e Promoção da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A explosão demográfica no Distrito Federal decorrente, principalmente, da transferência da Capital do Brasil para o Planalto Central, provocou um crescimento rápido e desordenado, e, como conseqüência, uma série de problemas relacionados à propriedade imobiliária na região. Nesse contexto, surgiram várias ocupações ilegais, tanto de terras públicas, quanto particulares, os denominados “condomínios irregulares”, resultado do parcelamento ilegal do solo para fins urbanos. Paralelamente, e concomitantemente, a falta de um Plano de Ordenamento Territorial (PDOT) por parte do Governo local, com o intuito de orientar os moradores desses grandes núcleos habitacionais, ocasionou alguns problemas ambientais, os quais podem ser minimizados e até mesmo extinguidos caso as recomendações de conscientização do presente trabalho sejam seguidas à risca, até que o Governo possa então finalmente assumir as rédeas dessa árdua tarefa, através do apoio de seus órgãos ambientais como o IBAMA, por exemplo. Assim, o presente trabalho apresenta objetivo geral de formar consciência ecológica na população dos condomínios horizontais do Distrito Federal acerca da grande responsabilidade ambiental que deve ser cumprida para assegurar a continuidade dos recursos naturais às gerações futuras. Como objetivo específico o trabalho objetiva a elaboração de cartilha ambiental a ser distribuída nos principais condomínios do DF, contendo a sugestão de modelo de desenvolvimento sustentável a ser implantado nos condomínios do DF em etapa posterior, através da formação de líderes comunitários em cada conjunto habitacional horizontal.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidiciplinares, Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.11.TCC.1425
Aparece na Coleção:Educação e Promoção da Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons