Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuizEvandroGoncalvesValle.pdf874,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da aplicabilidade de modelos de insolvência em empresas de construção civil
Autor(es): Valle, Luiz Evandro Gonçalves
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Empresas - falência
Indicadores econômicos
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: VALLE, Luiz Evandro Gonçalves. Estudo da aplicabilidade de modelos de insolvência em empresas de construção civil. 2016. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Manter uma empresa funcionando com boa saúde financeira é um dos objetivos dos gestores da área. Contudo, este objetivo nem sempre é alcançado, principalmente em momentos de crise econômica. Este estudo buscou testar a aplicabilidade de quatro modelos de previsão de insolvência, desenvolvidos com a utilização da técnica de análise discriminante, em empresas de construção civil listadas na BM&F Bovespa. Foi utilizada uma amostra de cinco companhias, duas das quais passaram por processos recentes de reestruturação de dívidas, para verificar se os modelos utilizados poderiam prever este panorama adverso, com base na análise dos dados das demonstrações financeiras de um período de cinco anos, 2011 a 2015. Os dados foram obtidos utilizando metodologia de caráter exploratório-descritivo. Os resultados indicaram que apenas o modelo desenvolvido por Elisabetsky (1976) obteve desempenho satisfatório na predição correta da situação das empresas, recomendando somente este modelo para suporte à tomada de decisão em corporações do setor analisado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons