Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AlexandreAntunesPena_tcc.pdf312,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Boas práticas de governança e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor(es): Pena, Alexandre Antunes
Orientador(es): Novais, Sueli Menelau de
Assunto: Governança
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Políticas públicas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: PENA, Alexandre Antunes. Boas práticas de governança e sua aplicabilidade no Sistema Único de Saúde (SUS). 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente artigo analisa a importância da aplicabilidade das boas práticas de governança no Sistema Único de Saúde (SUS), como uma ferramenta para um modelo capaz de garantir um atendimento com qualidade aos usuários. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa descritiva como metodologia, sendo elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados, direcionado à servidores públicos e empregados de empresas privadas, usuários ou não do SUS, com diretrizes acerca do sistema e do seu funcionamento para com a sociedade, e das boas práticas de governança como instrumento necessário para seu funcionamento de forma eficiente. O objetivo deste estudo não é promover uma consultoria para melhoria do SUS, mas estabelecer uma ligação direta entre boas práticas de governança e o alcance dos objetivos estabelecidos, garantindo que os serviços prestados sejam de custo e qualidade aceitáveis, com transparência na gestão dos recursos públicos, promovendo um atendimento que possa aprimorar a vida da população usuária.
Abstract: This article analyzes the importance of the application of good governance practices in the Unified Health System (SUS), as a tool for a model capable of ensuring quality care to users. The study was conducted by descriptive research as methodology, establishing a questionnaire as a data collection instrument, directed at civil servants and employees of private companies, users or not the SUS, with guidelines about the system and its operation towards society and good governance practices as a necessary tool for your operation efficiently. The aim of this study is not to promote a consultancy to improve the SUS, but to establish a direct link between good governance practices and the achievement of stated objectives, ensuring that the services provided are of acceptable cost and quality transparency in the management of public resources, promoting a service that can improve the life of the user population.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons