Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_EvandroJoitsiHenna_tcc.pdf510,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico da aprendizagem organizacional na unidade de gestão de pessoas do Ministério da Saúde
Autor(es): Henna, Evandro Joitsi
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Gestão do conhecimento nas organizações
Saúde pública - administração
Gestão de pessoas
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: HENNA, Evandro Joitsi. Diagnóstico da aprendizagem organizacional na unidade de gestão de pessoas do Ministério da Saúde. 2016. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este artigo é sobre um estudo realizado no ambiente da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, numa tarefa de propor alternativas de gestão do conhecimento, baseada na coleta inicial de informações por meio de um questionário que procura diagnosticar os elementos essenciais de uma análise da organização. A proposta do artigo é sugerir mecanismo de aprendizagem organizacional, modificando os modos de agir e de pensar inerentes no cotidiano dos servidores, com a contribuição de ferramentas de gestão do conhecimento, organizações que aprendem, aprendizagem organizacional, organização do conhecimento. A proposta surgiu da percepção da necessidade de a Administração Pública encontrar soluções para se adaptar frente ao dinamismo das relações humanas, das urgências que a sociedade demanda, da legislação de pessoal, da alta rotatividade de pessoal, das dificuldades para recrutamento, entre outras ameaças próprias da gestão pública. O questionário aplicado foi o desenvolvido por ISIDRO FILHO (2009), com as devidas adaptações voltadas para o âmbito dos colaboradores da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde. O estudo pode ser útil para a verificação do aprendizado organizacional, bem como possibilitará a implantação de instrumentos e mecanismos de gestão do conhecimento e de aprendizagem organizacional na prestação do serviço público, especificamente na área pesquisada. Os resultados confirmaram a alta relevância do Aprendizado Organizacional no âmbito da Coordenação-Geral, de onde se destacaram os três fatores de Gestão do Conhecimento: Aquisição Interna e Externa de Conhecimentos; Compartilhamento de Conhecimentos; e Codificação e Controle de Conhecimentos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública na Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons