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Título: Estruturação e gestão de suprimentos e serviços, em uma tarefa da área-meio, no Ministério da Saúde
Autor(es): Souza, Paulo César Ferreira de
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Gestão de suprimentos
Compras públicas
Administração de materiais
Ministério da Saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: SOUZA, Paulo César Ferreira de. Estruturação e gestão de suprimentos e serviços, em uma tarefa da área-meio, no Ministério da Saúde. 2016. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa analisou como é realizada a gestão e governança da cadeia logística de bens e serviços, especificamente, do serviço de copa (café, açúcar, copos descartáveis, materiais de limpeza, materiais de copa e cozinha, e serviços de copeiragem) do Ministério da Saúde. O objetivo da pesquisa foi: Objetivo Geral - colaborar com a administração no realinhamento da cadeia de suprimentos de bens e serviços logísticos da atividade-meio com as metas econômicas e superávit primário da administração federal, ou seja, manter a eficiência mesmo diante a redução do custeio da máquina pública. Para atingir o objetivo geral foi necessário estabelecer os seguintes objetivos específicos: 1)demonstrar como é feito o fornecimento de café nas unidades do Núcleo Estadual de Brasília, serviço esse, em que a mão de obra é terceirizada, mas os insumos básicos (café, açúcar) e outros agregados (material de limpeza e materiais de copa e cozinha) são adquiridos pelo MS; 2) Coletar dados e indicadores como: preços de insumos e custo mensal de copeiras; garçons; estivadores, e com o cruzamento destes dados chegar ao real valor de custo de cada copinho de café fornecido; 3) – Analisar a viabilidade de manter ou não a estrutura desse serviço para a administração do Ministério da Saúde. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, com estudo de caso no Almoxarifado do Ministério da Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, análise documental e observação direta. Foi possível diagnosticar que não está sendo realizada a correta gestão das atividades da área-meio (no que diz respeito ao fornecimento de café), e principalmente, observou-se que esta atividade não esta alinhada com os parâmetros condizentes com as leis e regulamentos, tais quais: sustentabilidade, economicidade, eficiência, eficácia, com a efetividade e equidade, e com as metas de superávit econômico para os próximos anos. Essa pesquisa contribui para os gestores da área tomar decisões acerca do serviço abordado e, para a academia, contribui ao evidenciar como é realizado o gerenciamento logístico de uma atividade terceirizada e como as decisões podem afetar a eficiência do serviço público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
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