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Título: Comunicação interna : conflitos existentes na comunicação interdepartamental de uma empresa do ramo de produção agrícola
Autor(es): Marchese, Daniele de Oliveira
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Comunicação nas organizações
Administração de empresas
Data de apresentação: Nov-2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: MARCHESE, Daniele de Oliveira. Comunicação interna: conflitos existentes na comunicação interdepartamental de uma empresa do ramo de produção agrícola. 2008. 76 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida na forma de um estudo de caso sobre a comunicação interna em uma empresa de ramo de agropecuário, de caráter particular, localizada no município de Unaí-GO, com escritório contábil e financeiro no município de Formosa-GO, tendo como sujeitos os funcionários da mesma, nas áreas administrativa e operacional .Teve como objetivo compreender a importância da comunicação no setor interno de uma empresa, utilizando as ferramentas adequadas para sua efetividade, bem como verificar os principais fatores que podem ser considerados como ruídos ou barreiras na recepção da mensagem encaminhada, integrado as expectativas desses trabalhadores e aos interesses da empresa.Para o alcance deste objetivo, houve necessidade de buscar fundamentação teórica da comunicação organizacional e seu processo para realização; relacionada aos seguintes aspectos: a transmissão da informação; compreensão da mensagem a ser passada; ruídos e barreiras na comunicação; os conflitos e os conflitos decorrentes das barreiras. Foi aplicado um questionário na empresa pesquisada para a identificação das possíveis barreiras que prejudicam a comunicação interna de forma individualizada e voluntariamente. Concluiu-se que a empresa sem uma comunicação de forma adequada, traz diferença na compreensão, e desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia. Por outro lado, a empresa perde recursos que poderiam estar sendo usados para a qualificação de trabalhadores de área mais necessitadas. Os resultados da pesquisa apontam para um melhoramento de algumas situações pontuais, que necessitariam da implantação de uma política de comunicação em serviço, em uma perspectiva interdisciplinar e contínua, integrando a suas políticas levando em consideração as percepções dos trabalhadores de forma a melhorar a transmissão das informações e da sua compreensão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.11.TCC.1434
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