Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barroso, Maria Veralice | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Kátia Rodrigues de | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Kátia Rodrigues de. As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. 2015. 30 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília,Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio deste estudo, buscamos apresentar as contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Procuramos identificar no âmbito da escola pública a promoção e construção de ações que promovam a cidadania neste espaço. A motivação para a realização deste trabalho surgiu pela inquietação no que diz respeito ao que se pode e ao que se tem feito, para que seja garantido o direito à participação das crianças e adolescentes no espaço escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (STAKE, 2011) e seus objetivos foram: (a) realizar levantamento de práticas educacionais voltadas para o exercício dos Direitos Humanos, da cidadania e do pensamento crítico; (b) identificar práticas em sala de aula voltadas para os temas transversais; e (c) examinar como se dão as relações interpessoais entre estudantes, professores, escola e família, numa perspectiva de participação democrática e garantia dos Direitos Humanos. Este trabalho conta com o relato da realização de oficina pedagógica de Direitos Humanos para conscientizar as crianças sobre seus direitos, em especial, o direito a ter uma boa escola. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As contribuições da gestão democrática para dar condições às crianças e adolescentes para o exercício da cidadania | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-08-25T18:17:41Z | - |
dc.date.available | 2016-08-25T18:17:41Z | - |
dc.date.submitted | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/14349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural
|