Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14364
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IsabelladosSantosRangel_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de ações de educação no âmbito do Ministério da Saúde - MS
Autor(es): Rangel, Isabella dos Santos
Orientador(es): Silva Filho, Antônio Isidro da
Assunto: Gestão de pessoas
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: Fev-2016
Data de publicação: 26-Ago-2016
Referência: RANGEL, Isabella dos Santos. Avaliação de ações de educação no âmbito do Ministério da Saúde - MS. 2016. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho propôs-se a avaliar as ações de educação ofertadas pelo Ministério da Saúde - MS, nos anos de 2014 e 2015, a saber: Especialização de Políticas Públicas e Gestão Participativa em Saúde e o Curso Desenvolvimento de Lideranças, a partir da aplicação de questionários que abordaram os níveis de reação, aprendizado e impacto no trabalho dos dois cursos e propor a sistematização de um processo organizacional de avaliação das ações de educação continuada. Para tanto, discutiu-se o amparo legal que norteia o processo de desenvolvimento de pessoas no MS, esse processo como ferramenta da gestão de pessoas, os motivos de se avaliar as ações de educação e os modelos de avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) recorrentes na literatura e que serviram de base para este trabalho. A análise das avaliações demonstrou que os cursos foram bem avaliados, considerando respostas favoráveis superiores a 75%, com exceção da avaliação de impacto no trabalho do curso de especialização, que obteve um resultado de 59,03% de respostas favoráveis. Recomenda-se a implementação de um processo de avaliação das ações de educação no órgão Ministério da Saúde. Os resultados da pesquisa reafirmaram a importância em se avaliar os níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho, propondo um processo organizacional de avaliação que tenha continuidade e retroalimente o processo de educação do MS.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons