Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14365
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SilvioJoseRicardoRangel_tcc.pdf853,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre a aderência dos relatórios da administração das companhias abertas listadas no índice de governança corporativa : novo mercado (IGC-NM) da BM&FBOVESPA ao parecer de orientação CVM n° 15/87
Autor(es): Rangel, Sílvio José Ricardo
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Bolsa de Valores de São Paulo
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 26-Ago-2016
Referência: RANGEL, Sílvio José Ricardo. Um estudo sobre a aderência dos relatórios da administração das companhias abertas listadas no índice de governança corporativa: novo mercado (IGC-NM) da BM&FBOVESPA ao parecer de orientação CVM n° 15/87. 2016. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo do estudo é verificar se os conteúdos divulgados nos Relatórios da Administração das empresas listadas no Índice de Governança Corporativa - Novo Mercado (IGC – NM) da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA), estão de acordo com as recomendações estabelecidas pelo Parecer de Orientação n° 15 de 28 de dezembro de 1987, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O Parecer trata da qualidade e quantidade de informações disponibilizadas pelas campanhas abertas ao mercado. Foram analisados Relatórios da Administração de 116 companhias abertas brasileiras referente ao exercício de 2015. A metodologia aplicada nesse estudo consiste de pesquisa descritiva, para tanto, utilizou-se análise documental. A análise dos dados mostrou que as informações mais disponibilizadas são aquelas que chamam a atenção para o desempenho econômico – financeiro das entidades. Os resultados apontam que as companhias estudadas estão cumprindo de forma parcial as recomendações no Parecer de Orientação CVM n° 15/87, uma vez que os relatórios analisados se mostram incompletos e imprecisos devido à falta das informações recomendadas pela CVM. Os dados dessa pesquisa podem fornecer subsídios para a melhoria das informações divulgadas pelas empresas em seus Relatórios da Administração. Palavras – chaves: Novo Mercado. Relatório da Administração. Parecer de Orientação CVM n° 15/87.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons