Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TalitaLacerdaNascimento_tcc.pdf427,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento e execução orçamentária : uma análise da despesa com pessoal na Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal
Autor(es): Nascimento, Talita Lacerda
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Despesa pública
Orçamento público
Data de apresentação: Mar-2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: NASCIMENTO, Talita Lacerda. Planejamento e execução orçamentária: uma análise da despesa com pessoal na Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal. 2016. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As despesas com pessoal configuram-se como as mais representativas na maioria dos órgãos públicos e são apontadas como uma das causas para os desvios e desequilíbrios das contas governamentais. Diante disso, por meio desta pesquisa, buscou-se analisar o planejamento e a execução orçamentária da despesa com pessoal, no período de 2012 a 2014, de um órgão do Poder Executivo do Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (SECRIA) - cuja finalidade engloba a atuação em projetos, programas e atividades que visam a dar condições para o crescimento e desenvolvimento saudáveis de crianças e adolescentes. Para analisar o planejamento, foram realizadas comparações entre o total de recursos planejados para a Secretaria com o total de recursos executados para despesa com pessoal, bem como as suplementações totais e as suplementações com essa despesa. Na fase da execução, realizou-se o confronto entre o total de despesas realizadas e as despesas liquidadas com pessoal, de forma a se obter o percentual efetivamente consumido entre os gastos totais realizados. Os resultados apontaram para uma falha no planejamento orçamentário da SECRIA, evidenciada pelas grandes suplementações do período. Quanto às despesas realizadas, percebeu-se que a despesa com pessoal é a mais representativa dentre os gastos nesta entidade, o que prejudica a realização de projetos e programas relacionados à sua atividade fim.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons