Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreiaPereiradeSouzaGoncalves_tcc.pdf485,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania : estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DF
Autor(es): Gonçalves, Andreia Pereira de Souza
Orientador(es): Machado, Maria Salete Kern
Assunto: Cidadania
Educação
Direitos humanos
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 31-Ago-2016
Referência: GONÇALVES, Andreia Pereira de Souza. A educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania: estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DF. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho abordou “A Educação em e para os Direitos Humanos na Perspectiva da Cidadania: Estudo de Caso de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do DF”. O objetivo do mesmo foi o de investigar como a escola se organizou para contemplar em seu planejamento pedagógico as ações que viabilizem a Educação em e para Direitos Humanos por meio do Eixo Transversal Cidadania do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF. Os dados foram construídos a partir de uma entrevista com um roteiro único de perguntas, para equipe gestora e pedagógica da escola e, foram submetidas a um procedimento de análise temática descritiva e interpretativa. Os resultados indicaram que a equipe gestora e pedagógica, no que se refere ao atual Currículo do DF, não se apropriaram efetivamente da fundamentação dos eixos transversais que constituem o documento, justificando que o mesmo foi adotado recentemente, como proposta de orientação curricular e de organização pedagógica da escola. Conclui-se que há a necessidade de maiores esclarecimentos e aprofundamento do Currículo por parte da escola para que as ações sejam mais efetivas no que se refere a Educação em e para os Direitos Humanos e para a Cidadania. Destacou-se importância de realizar uma formação referente aos pressupostos teóricos que embasam o documento a ser oferecidos aos profissionais de educação e demais segmentos da comunidade escolar para esclarecer e ressignificar o modelo de educação visando a formação integral para os estudantes na perspectiva da Cidadania com uma postura educativa reflexiva, crítica de sua atuação na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons