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dc.contributor.advisorMachado, Maria Salete Kern-
dc.contributor.authorGonçalves, Andreia Pereira de Souza-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Andreia Pereira de Souza. A educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania: estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DF. 2015. 49 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho abordou “A Educação em e para os Direitos Humanos na Perspectiva da Cidadania: Estudo de Caso de uma Escola Classe da Rede Pública de Ensino do DF”. O objetivo do mesmo foi o de investigar como a escola se organizou para contemplar em seu planejamento pedagógico as ações que viabilizem a Educação em e para Direitos Humanos por meio do Eixo Transversal Cidadania do Currículo em Movimento da Educação Básica do DF. Os dados foram construídos a partir de uma entrevista com um roteiro único de perguntas, para equipe gestora e pedagógica da escola e, foram submetidas a um procedimento de análise temática descritiva e interpretativa. Os resultados indicaram que a equipe gestora e pedagógica, no que se refere ao atual Currículo do DF, não se apropriaram efetivamente da fundamentação dos eixos transversais que constituem o documento, justificando que o mesmo foi adotado recentemente, como proposta de orientação curricular e de organização pedagógica da escola. Conclui-se que há a necessidade de maiores esclarecimentos e aprofundamento do Currículo por parte da escola para que as ações sejam mais efetivas no que se refere a Educação em e para os Direitos Humanos e para a Cidadania. Destacou-se importância de realizar uma formação referente aos pressupostos teóricos que embasam o documento a ser oferecidos aos profissionais de educação e demais segmentos da comunidade escolar para esclarecer e ressignificar o modelo de educação visando a formação integral para os estudantes na perspectiva da Cidadania com uma postura educativa reflexiva, crítica de sua atuação na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação em e para os direitos humanos na perspectiva da cidadania : estudo de caso de uma Escola Classe da rede pública de ensino do DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-31T14:27:15Z-
dc.date.available2016-08-31T14:27:15Z-
dc.date.submitted2015-11-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14435-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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