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dc.contributor.advisorRamos, Patrícia C. Campos-
dc.contributor.authorAngelis, Cláudia Tavares Ribeiro de-
dc.identifier.citationANGELIS, Cláudia Tavares Ribeiro de. Pensando os direitos humanos a partir das diferenças e do preconceito no ambiente escolar. 2015. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objeto de estudo o preconceito e a reflexão sobre os direitos humanos a partir das diferenças no contexto escolar. A investigação justificou-se pela necessidade de se analisar a questão, de forma a verificar como ocorre o preconceito nesse ambiente e contribuir com o aprofundamento dos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Investigou-se de que forma o fenômeno do preconceito é vivenciado por uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Goiânia. Foi verificado que praticamente todas as crianças participantes já sofreram algum tipo de ação de rejeição de diferenças e de preconceito dentro da escola, bem como o conhecimento de colegas que também sofreram com esse tipo de atitudes por parte de outros alunos. Contudo, a pesquisa deparou-se com pressupostos teóricos que apontam para a possibilidade de superação desse quadro, pelo envolvimento com práticas pedagógicas inovadoras e problematizadoras, para as quais a literatura evidencia a experiência inovadora de trabalho centrado em projetos, a partir da pedagogia crítica intercultural. Ressaltou-se, ainda, a constatação de que os alunos têm consciência da questão do preconceito, bem como sugeriram medidas para que fosse solucionada essa questão dentro do ambiente escolar. Contudo, os resultados apontam para a realidade de que há um longo caminho a ser percorrido, para que haja uma reflexão e ação em prol de uma educação que busque a valorização da diferença e da superação do preconceito dentro da escola. Assim, defende-se que é de suma importância o cultivo de uma cultura em direitos humanos no contexto da diversidade cultural, envolvendo em seu processo os alunos e demais sujeitosatores da comunidade escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePensando os direitos humanos a partir das diferenças e do preconceito no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-01T13:07:35Z-
dc.date.available2016-09-01T13:07:35Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14445-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.subjectPreconceitos e antipatiaspt_BR
dc.subjectDiversidade na escolapt_BR
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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