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Título: Inclusão social na Escola Municipal Quilombola Francisco Pinto
Autor(es): Bonfim, Ronária de Souza Magalhães
Orientador(es): Steinke, Sabrina
Assunto: Educação inclusiva
Quilombos
Inclusão social
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: BONFIM, Ronária de Souza Magalhães. Inclusão social na Escola Municipal Quilombola Francisco Pinto. 2016. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade a discussão da temática, inclusão social na escola, permeando questionamentos das teorias e práticas, das políticas públicas de educação básica e efetivação dos direitos sociais, também tecendo questionamentos e apresentando ações e reflexões que foram realizadas junto à comunidade Ribeirinha Quilombolas de Barra do Parateca/BA, e também problematizando os pontos de vista sobre as políticas públicas para a inclusão social, apontando para a necessidade de revisão de paradigmas em educação, e na vida em sociedade. O trabalho também retrata a importância dos direitos sociais à educação escolar, afinal, a inclusão escolar é uma dimensão fundante da cidadania, e tal princípio são indispensáveis para as políticas que visam à participação de todos nos espaços sociais e políticos e, mesmo, para reinserção no mundo profissional.
Abstract: This work aims at the topic of discussion, social inclusion at school, permeating questioning of theories and practices of public policies on basic education and enforcement of social rights, also weaving questioning and presenting actions and reflections that were made along the riverfront Quilombo community Barra do Parateca / BA, and also questioning the views on public policies for social inclusion, pointing to the need to review paradigms in education and in society. The work also depicts the importance of social rights to education, after all, school inclusion is a foundational dimension of citizenship, and this principle is essential for policies aimed at the participation of all the social and political spaces and even for rehabilitation in the professional world.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2016.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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