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Título: Regulação econômica dos serviços aéreos no Brasil : avaliação econômico-financeira da empresa para a outorga dos serviços de transporte aéreo regular
Autor(es): Reis, Cristian Vieira dos
Orientador(es): Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto: Aeronáutica comercial
Direito aéreo
Concessões administrativas
Aviação - companhias
Data de apresentação: 1-Dez-2009
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: REIS, Cristian Vieira dos. Regulação econômica dos serviços aéreos no Brasil: avaliação econômico-financeira da empresa para a outorga dos serviços de transporte aéreo regular. 2009. 73 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 prevê a exploração dos serviços de transporte aéreo regular no Brasil diretamente pela União ou indiretamente mediante concessão, autorização ou permissão. A forma de outorga dos serviços de transporte aéreo regular estabelecida pelo Código Brasileiro de Aeronáutica é a concessão, que somente pode ser obtida por pessoa jurídica constituída no Brasil, em que pelo menos 80% do capital social com direito a voto pertença a brasileiros e que atenda aos requisitos estabelecidos pela autoridade competente. Os procedimentos para a concessão dos serviços de transporte aéreo estão regulamentados na Portaria nº 536/GC5/1999. No entanto, os parâmetros e critérios estabelecidos para a avaliação econômico-financeira da empresa não são suficientemente claros e objetivos, o que gera dúvidas quanto aos requisitos a serem atendidos pelas empresas e eleva o nível de discricionariedade da autoridade de aviação civil, ocasionando demora desnecessária no processo de concessão. Diante deste cenário, agravado pela concentração de mercado atualmente verificada no setor, em que apenas 2 empresas das 21 atuantes detêm quase 90% de participação, e, ainda, pelo elevado nível de crescimento da demanda verificado nos últimos anos, o presente estudo apresenta uma nova metodologia para a avaliação econômico-financeira da empresa que pretenda explorar os serviços de transporte aéreo regular. A metodologia proposta é fundamentada na realidade brasileira, nas competências da Agência Nacional de Aviação Civil, agência reguladora independente recém-criada pela Lei nº 11.182/2005, nos princípios de regulação econômica e na experiência regulatória de outros serviços de transporte no país e na do transporte aéreo em outros países. Espera-se que o resultado deste estudo contribua para a discussão e o desenvolvimento do assunto, com a finalidade de padronizar o processo de outorga dos serviços de transporte aéreo regular no Brasil e de torná-lo mais objetivo e mais célere, no que diz respeito à avaliação econômico-financeira da empresa.
Abstract: The Constitution of 1988 provides that the operation of services of air transport in Brazil will be done directly by the Estate or indirectly by authorization. The Brazilian Law nº 7.565/1986 requires that the authorization of the air transport can only be obtained by a legal company established in Brazil, where at least 80% of the shares with voting rights belonging to Brazilian and that meets the requirements established by the competent authority. The procedures for the authorization of air transport services are regulated by Ordinance nº 536/GC5/1999. However, the parameters and criteria for economic and financial analysis of the company are not sufficiently clear and objective, which raises doubts about the requirements to be performed by companies and increase the level of discretion of the civil aviation authority, causing unnecessary delay in the authorization process. In this setting, compounded by market concentration currently found in industry, where only 2 of 21 active companies hold almost 90% market share, and also the high level of demand growth in recent years, this study presents a new methodology for economic and financial analysis of the company wishing to operate services to air transport, based on the Brazilian reality, the powers of the National Agency of Civil Aviation, independent regulatory agency recently created by Law nº. 11.182/2005, the principles of economic regulation and the regulatory experience of other transport services in the country and air transport in other countries. It is expected that the results of this study contributes to the discussion and development of the subject, in order to standardize the process of authorization of the air transport in Brazil and make it more objective and faster, especially in relation to economic and financial analysis company.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1447
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