Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TaizeCarvalhoSantos_tcc.pdf970,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Roda de conversa sobre socioeducação : a implementação das políticas públicas e sua relação com os direitos humanos
Autor(es): Santos, Taíze Carvalho
Orientador(es): Ferreira, Jane Farias Chagas
Assunto: Medidas socioeducativas
Políticas públicas
Direitos humanos
Adolescentes infratores
Socioeducação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: SANTOS, Taíze Carvalho. Roda de conversa sobre socioeducação: a implementação das políticas públicas e sua relação com os direitos humanos. 2015. 61 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo a verificação da implementação das políticas públicas e sua relação com os Direitos Humanos, sob olhar dos agentes estatais que trabalham com jovens, cujos cumprem medidas de socioeducação, mais especificamente medida de internação. Assim, para seu desenvolvimento, foram realizadas entrevistas via internet, por meio de formulário específico, além de rodas de conversas e visitação à Unidade de Internação. E, para análise do material adquirido, utilizou-se o Método Qualitativo de pesquisa. Para melhor compreensão do objeto de estudo, apresentam-se algumas bases conceituais clássicas e outras bastante contemporâneas como, por exemplo, o conceito de políticas públicas, além de legislações específicas tanto direcionadas para a adolescência, quanto para a sociedade como um todo. Utiliza-se também de alguns manuais recentes elaborados pelo Governo do Distrito Federal, os quais serviram de pilares para que se pudesse identificar quais são os jovens que, atualmente, cumprem medida de internação. Por fim, apresenta-se o nível de satisfação dos profissionais com sua realidade laboral, além do que, ao seu ver, pode ser feito para melhorar a vida destes adolescentes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons