Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RoniceRodriguesMontalvao_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bullying : falta de educação em valores?
Outros títulos: Bullying : lack of education in values?
Autor(es): Montalvão, Ronice Rodrigues
Orientador(es): Costa, Renata Jesus da
Assunto: Bullying
Violência na escola
Data de apresentação: 14-Dez-2015
Data de publicação: 6-Set-2016
Referência: MONTALVÃO, Ronice Rodrigues. Bullying: falta de educação em valores? 2015. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O intuito deste trabalho é analisar, refletir e criar estratégias contra o bullying escolar. No processo antibullying, a família, a escola e toda sociedade têm que se unir para levar os alunos a crescerem, respeitando os valores éticos e morais. No ambiente escolar é necessário que existam os objetivos claros de propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia. É nesse ambiente que os alunos passam boa parte de seu tempo. Eles precisam de orientações, que deveriam começar no seio familiar, sobre respeito e valores éticos e morais. O transtorno que o bullying pode trazer a uma pessoa pode perdurar a sua vida inteira. As crianças e adolescentes precisam de amor e proteção para ter um desenvolvimento intelectual, social, moral e emocional saudável.
Abstract: The purpose of this monograph is to analyze, reflect and strategize against school bullying. This anti-bullying process the family, school and society all have to come together to take students to grow up respecting the ethical and moral values. In the school environment there must be a clear objective to promote the physical, intellectual social and emotional development of the student, with a view to building their autonomy. In this environment, students spend much of their time. They need guidelines, which should start in the family, on respect and ethical and moral values . The disorder that bullying can bring a person can last a lifetime. Children and adolescents need love and protection to have an intellectual, social, moral and emotional health.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons