Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MilenaRosanedaSilva_tcc.pdf486,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adequação curricular para uma prática educacional inclusiva
Autor(es): Silva, Milena Rosane da
Orientador(es): Raposo, Mírian Barbosa Tavares
Assunto: Educação inclusiva
Professores - formação continuada
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: SILVA, Milena Rosane da. Adequação curricular para uma prática educacional inclusiva. 2015. 44 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa trata de uma reflexão sobre a prática das adequações curriculares na perspectiva da educação inclusiva para a garantia de acesso e permanência do aluno deficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse trabalho está organizado em seis capítulos que tratam respectivamente; Capítulo I- Adequação Curricular uma Prática Educacional Inclusiva, no qual se subdivide em três partes: Educação Inclusiva, Formação Continuada e Adequação Curricular; Capítulo II- trata do Objetivo Geral que é planejar com uma professora de sala de recursos da SEDF estratégias e ações pedagógicas que atendem as necessidades educacionais especiais do educando, possibilitando a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e competências educacionais e favorecendo uma prática educativa inclusiva de Adequação Curricular. Os Objetivos Específicos trata do planejamento de ações e estratégias que atendam os alunos com necessidades educacionais especiais; e a construção de subsídios que possibilitem redimencionar as ações pedagógicas para uma prática Educativa Inclusiva; Capítulo III - Metodologia; foi utilizada a pesquisa qualitativa para analisar e descrever as concepções e práticas educativas da professora da sala de recursos. Para tanto, foi feito um estudo do PPP da escola (caracterização), paralelamente a isso, foi realizada uma entrevista na qual, foi possível verificar as concepções e práticas educativas em relação às adequações curriculares e a importância da formação continuada em relação às atividades desenvolvidas para os alunos com deficiência, que possibilitou a construção de um planejamento coletivo de Adequações Curriculares para atender as necessidades educacionais de um aluno com deficiência. Dessa forma buscamos assegurar o processo educativo considerando e redimensionando as práticas pedagógicas para a educação inclusiva. O Capítulo IV- traz os Resultados e a Discussão Teórica que neste trabalho se propôs refletir as práticas educativas vivenciadas na escola e nos permitiu realizar essa pesquisa que traçou ações e estratégias para atender a necessidade de um aluno deficiente. O Capítulo V- traz as Considerações finais que possibilitou a ampliação dos conhecimentos acerca do uso e da prática das adequações pela escola. E para finalizar, Capítulo VI- Referências bibliográficas, o estudo dos referenciais serviu para o levantamento das discussões teóricas, trouxe perspectivas e análise do contexto da escola, possibilitou a fundamentação do planejamento do trabalho pedagógico e também colaborou para a realização desta pesquisa. Por fim, esse trabalho discutiu a respeito das adequações curriculares como uma prática educacional necessária para o processo de inclusão dos alunos com deficiência.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons