Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14553
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IrenidesdoRosarioGuimaraesdaSilva_tcc.pdf16,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Bullying, uma ameaça a dignidade humana
Autor(es): Silva, Irenides do Rosário Guimarães da
Orientador(es): Sales, Eric de
Assunto: Bullying
Violência
Ambiente de sala de aula
Discriminação na educação
Data de apresentação: 17-Nov-2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: SILVA, Irenides do Rosário Guimarães da. Bullying, uma ameaça a dignidade humana. 2015. 39 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Bullying no contexto da diversidade cultural é um problema que tem ganhado espaço no ambiente escolar, isso mim despertou o desejo de realizar uma pesquisa sobre esse tema, e desenvolver um trabalho que fosse de encontro com as nossas necessidades. Foi levado em consideração que a escola tem o papel fundamental na formação de cidadãos, por isso há necessidade de um trabalho de resgate aos valores, que nos leva a refletir sobre as nossas práticas educacionais. Essa pesquisa teve como problemática : Como o bullying prejudica o processo ensinoaprendizagem, e qual é o nosso papel como educador? Como é o comportamento das vitimas e causadores e do bullying? Existe a prática do bullying na escola São Vicente? Nossos alunos praticam ou sofrem bullying? As escolas São Vicente nos mostra a presença de caso de bullying, pois dentro do ambiente escolar nos deparamos com o desrespeito e comportamentos contrário aos princípios da ética, da moral e dos bons costumes e também presenciamos atitudes de violências físicas e psicológicas. Daí a necessidade e importância de estimular debate e prevenção sobre o bullying na escola São Vicente com os alunos 4º ano do ensino fundamental da 1ª fase, por seres préadolescentes e estar construindo sua identidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons