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Título: A inclusão de estudantes com deficiência na recreação escolar
Autor(es): Aguiar, Regina Jodely Rodrigues Campos
Orientador(es): Barbosa, Fabiany Glaura Alencar e
Assunto: Atividades lúdicas
Inclusão escolar
Crianças deficientes - educação
Recreação
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 13-Set-2016
Referência: AGUIAR, Regina Jodely Rodrigues Campos. A inclusão de estudantes com deficiência na recreação escolar. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho representa a intervenção que foi realizada em uma escola da rede pública do Distrito Federal baseada nos estudos propostos nos módulos deste curso de especialização e teve como objetivo principal: Promover ações que conscientizem a comunidade escolar sobre a importância do lúdico para todos os estudantes na perspectiva da Inclusão Social. Examina-se que as Instituições de Ensino têm vivenciado e discutido o tema da Inclusão escolar, todavia é importante ressaltar a necessidade dos estudantes com deficiência serem inseridos não somente no espaço da sala de aula, mas também aos demais espaços da escola, principalmente no que diz respeito aos lugares e momentos de recreação e interação com os colegas. Com base nessa caracterização, foi aplicado um questionário aos professores da Escola Classe 10 do Gama sobre suas concepções a respeito da temática e realizadas ações de sensibilização com um grupo de estudantes, professores e pais. Ao final da pesquisa foi possível constatar a importância desse trabalho como prevenção de exclusão aos estudantes com deficiência e a necessidade de mais ações que promovam a interação entre todos.
Abstract: The present work represents the intervention which was performed in a public school in Distrito Federal based on the proposed studies on the modules of this course and had as its main objective: Promote actions that aware the school community about the importance of playfulness to all students in the perspective of Social inclusion. Examines the educational institutions have experienced and discussed the topic of school inclusion, however it is important to highlight the needs of students with disabilities be inserted not only within the classroom, but also to other areas of the school, especially as regards the places and moments of recreation and interact with their friends. On the basis of this characterization, a questionnaire was applied to the teachers of Escola Classe 10 do Gama about their conceptions about the subject and awareness-raising actions performed with a group of students, teachers and parents. At the end of the survey was clear the importance of this work as prevention of exclusion to students with disabilities and the need for more actions that promote the interaction among all.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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