Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14562
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JoseMarcolinodosSantosNeto_tcc.pdf476,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar : motivação de conflitos, causas e consequências na escola
Autor(es): Santos Neto, José Marcolino dos
Orientador(es): Maciel, Suellen Neto Pires
Assunto: Ambiente escolar
Bullying
Cidadania
Data de apresentação: 30-Nov-2015
Data de publicação: 14-Set-2016
Referência: SANTOS NETO, José Marcolino dos. O desrespeito a liberdade de opinião e as ações de intervenção no ambiente escolar: motivação de conflitos, causas e consequências na escola. 2015. 33 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A escola é por natureza um ambiente pluralista, sendo formadora de opinião, cujo aluno é instigado a construir a cidadania através das relações sociais. Nesse ambiente se encontram os mais diversos valores, que colaboram para a concepção de mundo. As opiniões divergentes acarretam muitas vezes em conflitos, uma vez que os alunos são sujeitos em formação, e não possuem discernimento para respeitar àquilo que eles consideram diferentes de suas concepções. Os conflitos se fazem presente através das agressões, sejam elas físicas ou psicológicas, onde o discente se vê coagido a expressar suas opiniões com medo de sofrer alguma violência, neste caso sendo motivo de exclusão de grupos ou sofrendo bullying, sendo termos pejorativos atribuídos a eles. Promover uma política de tolerância e respeito é fundamental para que juntos, tanto alunos como professores, possam colaborar para a cidadania. A roda de diálogo é um instrumento que busca conciliar os conflitos, dirimindo as diferenças através de uma construção em conjunto, onde o discente é instigado a expressar sua opinião e, ao mesmo tempo, ouvir e respeitar a opinião alheia. Delimitar o linear entre brincadeira e agressão é fundamental para que os alunos saibam respeitar o próximo, bem como saber expressar suas percepções e valores. Neste contexto o debate deve ser visto como algo natural, onde opinião contraria corroboram para uma visão crítica dos fatos em questão. Construir um espírito de tolerância, bem como ouvir opiniões contrarias e expressar de forma respeitosa suas percepções são objetivos que contemplam a formação do aluno, colaborando também para uma realidade onde o respeito prevaleça.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons