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Título: Encontros e desencontros : a lei da inclusão da PNEE do papel para a implementação na escola
Autor(es): Erbe, Maria de Lourdes
Orientador(es): Clímaco, Júlia Campos
Assunto: Inclusão escolar
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 14-Set-2016
Referência: ERBE, Maria de Lourdes. Encontros e desencontros: a lei da inclusão da PNEE do papel para a implementação na escola. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo consultar e refletir com os familiares sobre o quanto conhecem da lei de inclusão, que orienta e disciplina a inclusão das pessoa com necessidades educativas especiais nas escolas de Ensino Regular. O resultado disso servirá para realizar oficinas interventivas para subsidiar o acompanhamento das crianças com necessidades educativas especiais no seu processo de escolarização e acolhimento na instituição de ensino. Para colher esses dados, foi realizado um questionário com três questões de respostas simples. Através das respostas foi possível concluir que os familiares, apesar de mostrarem satisfação com o atendimento da criança no Programa de Educação Precoce, por entenderem a importância no seu desenvolvimento, não tiveram orientações ou contato com o documento que dispõe sobre as referidas leis de inclusão, informação necessária para a continuidade da escolarização, pois quando as crianças completam 4 anos são transferidas para alguma escola de ensino regular. A reflexão sobre esse processo pode empoderar os pais e responsáveis a serem protagonistas, junto com os e as professoras no processo de inclusão das crianças. Assim, o projeto contribui para a organização da sociedade civil, que estará instrumentalizada para exigir políticas institucionais com o compromisso de tornar mais eficiente o processo de inclusão, com qualidade e competência.
Abstract: It is a research that aims to consult and reflect with family members about how much know the inclusion law that guides and governs the inclusion of people with special educational needs in mainstream schools. The result will serve to perform interventional workshops to support the monitoring of children with special educational needs in the process of schooling and host the educational institution. To collect these data, a questionnaire was carried out three issues of simple answers. Through the answers it concluded that family members, despite showing satisfaction with the child's care in the Early Education Program, because they understand the importance in its development, did not have guidelines or contact with the document which addresses these include laws, information necessary for the continuation of schooling because when children complete four years are transferred to any regular school. Reflection on this process can empower parents and guardians to be protagonists, along with the teachers and the inclusion of children process. Thus, the project contributes to the organization of civil society, which will be exploited to require institutional policies with a commitment to streamline the process of inclusion, quality and competence.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



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