Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14581
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_OneilsonMoreiradeAquino_tcc.pdf965,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Federal : o perfil dos estudantes
Autor(es): Aquino, Oneilson Medeiros de
Orientador(es): Gerber, Diana Mara
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: AQUINO, Oneilson Medeiros de. A evasão escolar na educação de jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Federal: o perfil dos estudantes. 2015. 40 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A evasão escolar é um problema comum nas escolas públicas do país e também no Distrito Federal, acentuada principalmente no horário noturno e na modalidade EJA. Dentre os diversos problemas enfrentados pela EJA no Distrito Federal, o principal talvez esteja na ausência do reconhecimento, por parte da Secretaria de Educação, e consequentemente da comunidade escolar, das diferenças existentes em relação ao ensino regular. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as causas de evasão escolar na modalidade EJA de uma escola pública do Distrito Federal e a partir destes estudos sugerir possíveis metodologias que contribuam com a diminuição de seus índices. Como objetivos específicos buscou-se unos a abandonarem o semestre além de investigar possíveis direitos negados ou usados de forma distorcida. Outro objetivo foi apresentar sugestões de possíveis metodologias de ensino e aprendizagem que viabilizassem a redução dos índices de evasão na escola investigada. Os dados foram tabulados e analisados, e alguns gráficos foram produzidos para melhor visualização e entendimento da situação. A maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da escola pesquisada está dividida quase igualmente entre homens e mulheres, com pequena quantidade a mais de homens. Está na faixa etária entre 18 e 19 anos, é solteira, sem filhos, nascida no Distrito Federal e residente próximo à escola a mais de 10 anos. Trabalha em diversas profissões que remuneram pouco e sem carteira assinada. Chega à escola a pé e tem em seu domicílio menos de cinco pessoas, com renda familiar abaixo de três mil reais. Os pais frequentaram a escola até o ensino médio. Esses alunos abandonaram a escola no ensino regular seriado entre 14 e 18 anos de idade, antes de completar o primeiro ano do ensino médio. Utilizam como principais meios de comunicação a internet e a televisão e têm acesso à internet em casa ou no celular. Querem concluir o ensino médio para ingressar em uma faculdade ou algum curso técnico. Sentem dificuldades de permanecer na escola por que trabalham ou por dificuldades na aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. Procuram por aulas, escolas e professores melhores e segurança. Sofrem com diversos tipos de problemas para permanecerem na escola, a maior parte deles está relacionada ao trabalho ou é de cunho pessoal. Através do questionário, foi possível traçar o perfil (da maioria) dos alunos e visualizar algumas minorias, mostrando ser uma ferramenta poderosa para se conhecer o público alvo e então poder planejar melhor as estratégias de ensino e metodologias que serão aplicadas. Por fim foram feitas algumas sugestões visando possíveis melhorias, ou tentativas de melhorias a serem investigadas, no ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons