Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14587
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarcosFelipeGoncalvesMaia_tcc.pdf603,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanos
Autor(es): Maia, Marcos Felipe Gonçalves
Orientador(es): Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Assunto: Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 15-Set-2016
Referência: MAIA, Marcos Felipe Gonçalves. A biblioteca escolar re-significada à luz de Paulo Freire e dos direitos humanos. 2015. 22 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa intervenção tratou da ressignificação da biblioteca escolar a partir do conceito de biblioteca popular de Paulo Freire. A intervenção foi realizada na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, Tocantins no ano de 2015. Foi problematizada a função da biblioteca escolar de guardar a memória de quem, por quê e para quem. A partir de Paulo Freire e dos Direitos Humanos foi apresentada à Escola Família Agrícola a importância de se registrar os conhecimentos e vivências da comunidade local com a finalidade de transformação das pessoas e do mundo para a criação de uma sociedade pautada na justiça e na diversidade; reconhecendo as diversas formas de saber e de conhecer para além daquela forma tradicional de armazenamento de conhecimento da biblioteca tradicional, que é impositiva e violenta. Foi problematizada a importância da biblioteca desenvolver a leitura/escritura de mundo para além da palavra escrita. A biblioteca escolar é destacada enquanto espaço para o exercício do ler o mundo por meio de diversas fontes de informação. Na intervenção realizada na biblioteca da escola supracitada foi encontrado um livro escrito pelos próprios estudantes com suas vivências e experiências de mundo, denominado por eles mesmos de “livro artesanal”.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento , 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons