Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ThalitaBarrosBaldino.pdf354,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vivências de prazer e de sofrimento no trabalho de gestores de pessoas
Autor(es): Baldino, Thalita Barros
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Saúde e trabalho
Satisfação no trabalho
Psicodinâmica do trabalho
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 8-Fev-2011
Referência: BALDINO, Thalita Barros. Vivências de prazer e de sofrimento no trabalho de gestores de pessoas. 2008. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo tem como objetivo verificar como se configuram as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de gestores de pessoas e seus assistentes e quais estratégias de mediação são mobilizadas para o enfrentamento do sofrimento a partir do referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Foi utilizado o método qualitativo para a coleta, tratamento e análise dos dados. A pesquisa foi realizada com seis trabalhadores da área de Gestão de Pessoas, o instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista individual semiestruturada e para fins de análise, as entrevistas transcritas foram submetidas à análise utilizando a ANS – Análise dos Núcleos e dos Sentidos. Verificou-se que as empresas pesquisadas não têm ainda uma compreensão do real valor da área de Gestão de Pessoas, o que evidencia o apego às formas tradicionais de poder e dominação das estruturas organizacionais. As empresas têm como característica comum serem empresas familiares, diretoria centralizadora e focada nos resultados. A dinâmica que envolve o prazer e o sofrimento no trabalho foi verificada constantemente na fala dos trabalhadores. O prazer esteve vinculado ao salário e à realização profissional. Mas a predominância foi a de sofrimento causado principalmente pela descrença na empresa associado à incompatibilidade entre organização do trabalho e o investimento psicológico dos trabalhadores e inclusive, pela ausência de suporte organizacional.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1459
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.