Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14622
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJoseNogueira_tcc.pdf456,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos
Autor(es): Nogueira, Maria José
Orientador(es): Costa, Renata Jesus da
Assunto: Escolas - função social
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: NOGUEIRA, Maria José. A compreensão dos professores sobre o seu papel como formador de cidadãos. 2015. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O debate acerca do papel do professor é importante tanto para o conhecimento geral da sociedade quanto para o debate acerca do conhecimento que o professor tem de seu papel na transmissão dos direitos humanos para seus alunos. Com essa temática buscou-se desenvolver no presente trabalho a questão norteadora de como os professores compreendem o seu papel de formador de cidadãos? Para responder a esse questionamento foi definido como objetivo geral: fazer um levantamento, utilizando oficinas, com professores do DEMEC de Alexânia – GO sobre como eles trabalham com seus alunos em sala de aula buscando a formação de cidadãos para a sociedade democrática e de que forma eles estão sendo preparados para isso; e, como objetivos específicos: a análise da influência que o professor tem na formação dos jovens. Como metodologia optou-se pelas rodas de conversa, promovidas dentro do Departamento Municipal de Educação e Cultura, durante as quais foram feitos questionamentos para os professores de como eles trabalham os direitos no âmbito escolar e, de qual a importância de seu papel como construtor de ideias, formadores de opiniões dos futuros cidadãos. Os resultados giram em torno de o professor necessitar de uma formação continuada, e de trabalhar de maneira que o aluno participe ativamente das aulas, tornando-se o principal agente responsável pela sua formação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons