Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14628
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilviaNascimentoNobrega_tcc.pdf2,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de educação ambiental e ecologia humana do Centro de Ensino Fundamental TeleBrasília : discutindo direitos humanos e cidadania em contextos de poluição sonora
Autor(es): Nóbrega, Silvia Nascimento
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Ambiente de sala de aula
Poluição sonora
Cidadania
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2016
Referência: NÓBREGA, Silvia Nascimento. Projeto de educação ambiental e ecologia humana do Centro de Ensino Fundamental TeleBrasília: discutindo direitos humanos e cidadania em contextos de poluição sonora. 2015. 40 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A poluição sonora é um mal que permeia o ambiente escolar e pode causar danos irreversíveis a audição de todos os que convivem diariamente neste meio, sejam alunos, professores ou servidores. A Educação em e para os Direitos Humanos, preconiza a harmonia do homem em sua vivência global, tendo a noção de Cidadania Planetária como a visão que unifica o planeta com a sociedade mundial. O ambiente escolar é um dos maiores elos que se tem para a construção de cidadãos sensíveis, conscientes e imbuídos em fazer a sua parte de transformar realidades, por isso esse trabalho prioriza promover este elo com alunos e professores na construção de um ambiente de ensino-aprendizagem que sejam multiplicadores no combate à poluição sonora, sabendo que essa atitude demonstra a valorização de si mesmo e do outro, promovendo nessa visão, o dever de proteger a escuta proativa e o direito de ouvir.
Abstract: Noise pollution is an evil that permeates the school environment and can cause irreversible damage to hearing of all those who attend daily this environment, whether be students, teachers or civil-servants. The Education for Human Rights advocates the harmony of man in his global experience, taking notion of Planetary Citizenship as the vision that unifies the planet with international society. The school environment is one of the major links that exists to the creation of sensitive, conscious and imbued citizens in doing its part to transform realities, so this work prioritizes promoting such link with students and teachers in conceiving a learning-teaching environment to be multipliers in the fight against noise pollution, knowing that this attitude demonstrates the appreciation of oneself and the other, promoting this view, the duty to protect the proactive listening and the right to listen.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons