Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RodrigoMarquesdeSouza_tcc.pdf454,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção de uma cultura de direitos humanos por meio do uso das novas tecnologias nas escolas
Outros títulos: Construction of a culture of human rights through the use of new technologies in schools
Autor(es): Souza, Rodrigo Marques de
Orientador(es): Longo, Clerismar Aparecido
Assunto: Educação
Tecnologia na educação
Direitos humanos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Set-2016
Referência: SOUZA, Rodrigo Marques de. A construção de uma cultura de direitos humanos por meio do uso das novas tecnologias nas escolas. 2015. 69 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as estratégias de uso da tecnologia de informação para fortalecer na educação escolar uma cultura voltada para o reconhecimento dos direitos humanos. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, foi analisada a importância dos direitos humanos e sua evolução; determinada a importância dos direitos humanos como foco na Educação; avaliado como a tecnologia de informação poderá ser um instrumento eficiente na construção de uma educação baseada nos conhecimentos dos direitos humanos e demonstradas as técnicas e orientações de como usar a tecnologia de informações nas escolas trazendo o tema dos direitos humanos. Com a pesquisa foi possível concluir que os recursos pedagógicos em si não produzem mudanças no processo educativo. É preciso haver uma finalidade e uma abordagem de mediação pedagógica que implica em diálogo e novas técnicas de ensino. Os direitos humanos se refletem na educação como uma forma de demonstrar a necessidade de sensibilizar alunos e professores para o enfrentamento dos preconceitos em razão de serem alunos(as) adultos(as) ainda na educação básica.
Abstract: The aim of this study is to identify the use of strategies of information technology to strengthen education in a culture for the recognition of human rights. Thus, by means of literature, it analyzed the importance of human rights and its evolution; given the importance of human rights as a focus on education; evaluated how information technology can be an effective tool in building an education based on knowledge of human rights and demonstrated the techniques and guidelines on how to use information technology in schools bringing the issue of human rights. Through research it was concluded that the teaching resources itself does not produce changes in the educational process. There must be a purpose and a pedagogical mediation approach that involves dialogue and new teaching techniques. Human rights are reflected in education as a way to demonstrate the need to sensitize students and teachers to face the prejudices because they are adult learners still in basic education.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons