Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AdrianaVarellaBarcaLeal_tcc.pdf4,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Núcleos de atendimento às famílias e aos autores de violência doméstica : as mudanças da estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal para o quadriênio 2015-2018
Autor(es): Leal, Adriana Varella Barca
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Violência doméstica
Violência contra as mulheres
Brasília (DF) - política e governo 2015-
Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: LEAL, Adriana Varella Barca. Núcleos de atendimento às famílias e aos autores de violência doméstica: as mudanças da estrutura administrativa do Governo do Distrito Federal para o quadriênio 2015-2018. 2016. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com o presente relatório, resultado de uma pesquisa qualitativa, buscou-se analisar as mudanças organizacionais da atual Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, no que se refere ao programa Núcleo de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD). O objetivo da pesquisa consiste em descrever as alterações organizacionais e identificar seus efeitos nas ações desenvolvidas pelo NAFAVD. Para efetivação da análise, realizou-se uma imersão parcial na Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, que consistiu em observação participante, pesquisa documental e bibliográfica e entrevista. A partir disso, observou-se os contextos em que aconteceram as reorganizações estruturais e como o programa se portou diante das mudanças. Para tanto, utilizou-se referencial teórico acerca de implementação e avaliação de políticas públicas, bem como sobre as características gerais de estruturas organizacionais. Ao final, o trabalho conclui que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para fortalecer e consolidar a política de enfrentamento à violência contra a mulher, principalmente no que se refere aos serviços de responsabilização dos agressores, como uma política de Estado, que exige, entre outras coisas, reflexões para com as mudanças institucionais e o impacto que tais mudanças possam trazer ao desenvolvimento direto destas políticas públicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Políticas públicas, Departamento de Gestão de Políticas públicas, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons